Terça-feira, 16 de Junho de 2009

"Com o apoio da GNR, dos Bombeiros e do Núcleo da Cruz Vermelha de Valpaços, a marcha começou pouco passava das 10 horas da manhã, depois de serem lançados ao ar os balões brancos e vermelhos, como forma de chamar a atenção de todos para os problemas do motor do corpo humano.
Ao som dos Gaiteiros de Pedome e Lebução, a Marcha pelo Coração, à medida que passava pelos transeuntes alertava para os problemas do coração, uma mensagem destinada a todas as idades.
Não se pode dizer que o percurso tenha sido muito extenso, visto que passou pela Rua Passos Manuel, Igreja Matriz, Rua 6 de Novembro, terminando no Centro Cultural Luís Teixeira, mas tendo em conta a média de idades da maior parte dos participantes, que ronda os 75 anos, tratou-se de uma boa meta alcançada.  
Já no Centro Cultural, os participantes ouviram palavras de motivação para a prática da actividade física e da alimentação saudável e correcta, sendo os vegetais e a fruta os principais eleitos.
O dia terminou com um almoço convívio, servido no salão da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, em Valverde, a que se seguiu o bailarico, onde os idosos e grupo de apoio puseram, mais uma vez, em prática a marcha pelo coração, desta vez mais ritmada.  
O projecto “Afectos”, lançado pela autarquia valpacense, tem como objectivo combater o isolamento de mais de 200 idosos do concelho, proporcionando-lhes passeios, ginástica e acções de sensibilização. Na vertente de animação lúdico-recreativa, o grupo desenvolve sessões de pintura, croché, bordados, escultura e recolhe também histórias de vida, lendas e receitas tradicionais.
O projecto resultou de um levantamento feito no concelho que detectou 668 pessoas, com mais de 65 anos, a viverem sozinhas e sem retaguarda familiar. No segundo ano do projecto em acção, o número de idosos que aderiu ao mesmo quase que duplicou. "

 

jornal Terra Quente



publicado por AJREIS às 16:32
Noticias relacionadas com o concelho de Valpaços.
links
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
18
20

21
22
23
24
25
27

28
29
30


pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Minha família e de origem italiana: CONSIDERA, e ...
Este grande senhor foi adorado por uns e detestado...
`´E com imensa tristeza que vejo estas noticias,.....
Eu sou votante e simpatizante do PS, contudo quero...
Quero entender, mas não consigo...Só eu gostava t...
olha o meu vovo flores, sardinheiro, burrikeiro,, ...
Acho muito mal a postura da Sta Casa, uma vez que ...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO