Foi assinado entre as duas entidades o protocolo que prevê a realização de Cursos de Especialização Tecnológica (CET) em Valpaços, que poderão significar o princípio do ensino superior na cidade.
Para começar, no ano lectivo 2010/2011, serão leccionados os cursos de “Condução e acompanhamento de obra” (área da Engenharia Civil), “Técnicas de Desporto e Lazer” (área da Motricidade Humana, Educação física e Desporto) e “Tecnologia Alimentar” (área da Engenharia Alimentar e Ciências dos Alimentos), cursos leccionados em Mirandela.
Os CET são cursos pós-secundários, não superiores, que conferem uma qualificação de nível IV. Podem candidatar-se a estes cursos todos as pessoas que possuem o 10º e 11º anos completos e/ou o 12º ano inacabado ou então já com uma qualificação de nível III. Dependendo de cada CET pode ainda ser exigido um exame especifico relacionado com as unidades curriculares leccionadas.
Cada turma funcionará com um número de alunos que vai variar entre os 15 e os 25 e poderão ter um regime normal ou pós-laboral.
Cada CET terá a duração de um ano e meio.
De entre as mais valias oferecidas pela Câmara Municipal de Valpaços para a implementação daqueles cursos na cidade encontra-se o pagamento de uma bolsa de estudo de 100 euros por aluno, paga directamente ao Instituto Piaget.
“Penso que ao reduzir os custos para os alunos, este será um elo de atracção ao concelho”, referiu Francisco Tavares, presidente da Câmara Municipal de Valpaços, ao mesmo tempo que se diz satisfeito por alcançar um objectivo há muito ansiado, o ensino superior em Valpaços.
A autarquia prevê também que a “casa do Piaget em Valpaços” seja instalada na escola primária da cidade, cujos alunos deverão ser transferidos para o futuro Centro Escolar de Valpaços. Entre outras responsabilidades, a Câmara Municipal de Valpaços deverá garantir a realização de actividades académicas, encontros científicos e actividades dos estudantes, tal como apoiar a promoção dos cursos, das actividades académicas dos estudantes e envolvimento junto da comunidade do concelho.
Este tipo de protocolos tem como objectivo “implementar relações de cooperação estreita que reforcem a capacidade interventiva no plano do ensino superior em Portugal e que, em termos específicos, permitam contribuir para uma melhor e mais ampla formação de técnicos em diferentes áreas de especialização tecnológica, seguindo, ainda, uma estratégia de maior aproximação e integração do Ensino Superior Universitário no tecido regional onde directamente se insere.
fonte: Jornal terra quente