Sábado, 05 de Setembro de 2009

Com o apoio da autarquia, o Núcleo Associativo e Empresarial de Valpaços (NAEV) levou a cabo a I Feira Franca de Valpaços, com o intuito de dar a conhecer e desenvolver produtos de excelência do concelho como o vinho e o azeite.


“Esta Feira insere-se numa acção que o NAEV tem para promover os produtos da terra e também a actividade comercial e industrial aqui do concelho. A NAEV quis ter essa iniciativa, a Câmara Municipal colaborou com esse projecto e estamos aqui a inaugurá-la pela primeira vez”, afirmou Francisco Tavares, presidente da Câmara de Valpaços, acrescentando ainda que esta é uma forma de “revitalizar, fomentar e criar outro atractivo comercial e industrial no concelho”. A autarquia espera ainda que a Feira Franca tenha continuidade nos próximos anos.


Durante quatro dias houve música tradicional, convidados que partilharam experiências de como tirar partido daqueles dois produtos, tasquinhas, degustação de vinhos e azeites e provas comentadas, entre outras actividades.


O autarca valpacense elogiou ainda a iniciativa do NAEV ao querer apostar na promoção dos produtos regionais.


“Temos que dar apoio a quem promove, ao Núcleo Associativo e Empresarial e de Valpaços que é um organismo recente, mas está incluído no espírito de servir a comunidade, de servir os comerciantes e nós temos que estar com eles e é por isso que colaboramos também nesta iniciativa. É de facto uma boa forma de promover os produtos regionais e os produtos locais”, sublinhou.


O NAEV foi criado à cerca de um ano e começa agora a afirmar-se no concelho de Valpaços.


A recente Associação é presidida por Gualter Martins e abrange todas as freguesias do concelho valpacense e todas as actividades de agricultura, comercio, indústria e serviços.


Um dos destaques desta I Feira Franca vai para a criação da Confraria dos Vinhos Transmontanos (CVTM), criada no dia 28 de Agosto, com a Câmara Municipal a servir de palco à primeira cerimónia de entronização dos mestres e oficiais fundadores da Confraria dos Vinhos Transmontanos.


Durante a cerimónia foram entronizados os mestres fundadores, pessoas relacionadas com o mundo da vinha e do vinho. Numa segunda fase, a Confraria vai também entronizar confrades.


A CVTM foi criada com o objectivo de “promover a união dos produtores de Vinho Transmontano, defender e divulgar um produto com características muito próprias e particulares no mundo dos vinhos”.

 

Fonte: Jornal Terra Quente




publicado por AJREIS às 10:03
Noticias relacionadas com o concelho de Valpaços.
links
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
26

27
28
29
30


pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Minha família e de origem italiana: CONSIDERA, e ...
Este grande senhor foi adorado por uns e detestado...
`´E com imensa tristeza que vejo estas noticias,.....
Eu sou votante e simpatizante do PS, contudo quero...
Quero entender, mas não consigo...Só eu gostava t...
olha o meu vovo flores, sardinheiro, burrikeiro,, ...
Acho muito mal a postura da Sta Casa, uma vez que ...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO