Quarta-feira, 22 de Junho de 2011

Depois da rejeição de Fernando Nobre, a deputada do PSD Assunção Esteves foi, na terça-feira passada, dia 21 de Junho, eleita presidente da Assembleia da Republica, à primeira volta com 186 votos a favor.

É a primeira mulher no segundo cargo público mais importante em Portugal. Assunção Esteves, de 54 anos, torna-se assim a primeira mulher a presidir a Assembleia da República, eleita à primeira volta com 186 votos entre 230 possíveis, com 41 votos brancos e um nulo.

A eleição de Assunção Esteves ficou desde logo garantida quando Nuno Magalhães, líder parlamentar do CDS, anunciou que apoiaria a nova escolha do PSD para desempenhar o cargo de presidente da AR.

Maria Assunção Andrade Esteves é natural de Valpaços e foi eleita deputada pela primeira vez em 1987, pelo círculo de Vila Real, aquando da primeira maioria absoluta do PSD com Cavaco Silva. Integrou novamente as listas de deputados em 2002, já com Durão Barroso no Governo, tendo sido escolhida para presidir à Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Integrou a lista da coligação PSD/CDS-PP para as europeias, em 2004, tendo sido eleita eurodeputada.

Quando Pedro Passos Coelho se candidatou pela primeira vez à liderança do PSD, em 2008, contra Manuela Ferreira Leite e Pedro Santana Lopes, Assunção Esteves declarou-lhe apoio, considerando que este representava “o renascer de uma linha social liberal há muito esquecida” no partido.

Nas legislativas de 5 de junho, foi eleita pelo círculo de Lisboa, onde ocupou o sexto lugar da lista de candidatos do PSD.

Assunção Esteves entra assim para a História como a primeira mulher a presidir à Assembleia da República.

@actual



publicado por AJREIS às 13:46
Eu sou votante e simpatizante do PS, contudo quero aqui deixar registado o que penso acerca desta senhora;
Assunção Esteves é uma mulher e só por isso já merecia o meu voto, mas acresce que para além de ser mulher é transmontana e, para além de ser transmontana é do meu distrito, Vila Real e além de tudo isto, já deu provas como deputada e como constitucionalista, acrescento eu agora.

Fiquei contente com esta escolha e como disse Maria de Belém, para mim também foi a primeira escolha. Os meus parabéns e muita sorte no desempenho do cargo, este que pode muito bem vir a ser a rampa de lançamento, para uma futura e possível candidatura à presidência da república.
ARPires a 23 de Junho de 2011 às 11:15

Noticias relacionadas com o concelho de Valpaços.
links
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
17
18

19
20
21
23
24
25

26
27
28
29
30


pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Minha família e de origem italiana: CONSIDERA, e ...
Este grande senhor foi adorado por uns e detestado...
`´E com imensa tristeza que vejo estas noticias,.....
Eu sou votante e simpatizante do PS, contudo quero...
Quero entender, mas não consigo...Só eu gostava t...
olha o meu vovo flores, sardinheiro, burrikeiro,, ...
Acho muito mal a postura da Sta Casa, uma vez que ...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO