Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Uma Feira da Castanha, aliada a um salão de vinho, um bolo de castanha com 600 quilos, a qualidade da castanha e dos produtos expostos, aliados ao bom vinho, além da animação constante, são motivos suficientes para visitar Carrazedo de Montenegro de 6 a 8 de Setembro.

O presidente da Câmara de Valpaços, Francisco Tavares, referiu que participam na Castmonte 2009 cerca de 30 produtores da Denominação de Origem Protegida (DOP). Outros tantos, com a associação da TRASVINIS, deverão expor e divulgar os melhores vinhos da região, naquele que é o primeiro salão do vinho associado á Feira da Castanha de Carrazedo de Montenegro. Uma das atracções do certame é um bolo feito de farinha de castanha importada de França, que vai ter 600 quilos e será confeccionado numa padaria da freguesia de Argeriz.

Novidade este é, também, a entronização dos primeiros confrades da Confraria da Castanha de Trás-os-Montes, recentemente constituída e que tem sede em Carrazedo de Montenegro. Durante os três dias da feira, a organização prevê receber cerca de 20 mil visitantes que podem comprar, além da castanha, também doces confeccionados com este fruto, entre outros produtos locais.

O presidente da Junta de Carrazedo de Montenegro, Alípio Barreira referiu que o certame está a "crescer de ano para ano". Filipe Pereira, técnico da Associação Regional dos Agricultores das Terras de Montenegro (ARATM), referiu que a castanha deste ano “é de bom calibre” e que o quilo está a ser vendido entre os 1.70 e dois euros à porta do lavrador.

De acordo com dados da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), na Padrela é produzida cerca de 30 por cento do total da castanha da região transmontana. As três denominações existentes em Trás-os-Montes e Alto Douro, designadamente Soutos da Lapa, Terra Fria e Padrela, correspondem a 87% da produção de castanha nacional. A Castmonte tem a organização da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro, Câmara Municipal de Valpaços e ARATM.

 

Fonte: Noticias de Vila Real



publicado por AJREIS às 13:58
Noticias relacionadas com o concelho de Valpaços.
Visitantes
free counters
links
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
18
19
20
21

22
24
25
26
28

29
30


pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Minha família e de origem italiana: CONSIDERA, e ...
Este grande senhor foi adorado por uns e detestado...
`´E com imensa tristeza que vejo estas noticias,.....
Eu sou votante e simpatizante do PS, contudo quero...
Quero entender, mas não consigo...Só eu gostava t...
olha o meu vovo flores, sardinheiro, burrikeiro,, ...
Acho muito mal a postura da Sta Casa, uma vez que ...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO