Sexta-feira, 30 de Outubro de 2009

Ainda que seja inegável a vitória do PSD nas eleições autárquicas do concelho de Valpaços, conseguindo 5 dos 7 lugares para a vereação e conquistando assim a quase totalidade das juntas de freguesias, o certo é que o panorama político alterou-se significativamente

Efectivamente o Partido Socialista perdeu um bastião importante que foi a Junta de freguesia de S. João de Corveira, na zona da montanha, mas ganhou um vereador camarário, metendo agora, 2 vereadores no elenco camarário.

Porém a grande novidade, foi a entrada de 2 elementos do CDS/PP na Assembleia Municipal, fruto dum bom trabalho, o que trará certamente um mais amplo debate democrático, e a aguardada apresentação de novas propostas para o concelho.

Após luta renhida, o PS conseguiu, com mérito, manter a junta de freguesia de Valpaços, e o PSD conquistou, por seu lado, de modo igualmente meritoso, a junta de freguesia de S. João de Corveira ao Partido Socialista, ficando este último, reduzido agora, às Juntas de freguesia de Valpaços e Padrela/ Tazem.

Diga-se que nesta zona da montanha – Padrela e S. João de Corveira - faz-se sentir desde há bastante tempo, a falta de investimentos urgentes como a passagem duma indispensável via rápida entre Vila Pouca de Aguiar e Valpaços e a instalação, dum desejado parque de Eólicas, tendo em conta a privilegiada situação elevada desta zona montanhosa, e que trará grandes benefícios e contrapartidas económicas a estas freguesias e ao concelho de Valpaços.

Pode-se concluir duma forma geral, que o concelho soube votar, repartindo o poder pelos partidos, que mais se esforçaram eleitoralmente.

O PSD, partido maioritário, reforçou o numero de freguesias, o Partido Socialista aumentou o número de vereadores, e o CDS/PP entrou para a Assembleia Municipal, órgão este, que devido à ampla representação das forças partidárias, pode vir a ser o centro da vida politica do concelho.

Aliás recorde-se que já anteriormente, há alguns anos atrás, as sessões da Assembleia Municipal eram muito concorridas e participadas, coincidindo essa fase da vida politica valpacense, com um grande surto de progresso do concelho de Valpaços

O lançamento de boas Vias de comunicação, principalmente o eixo Valpaços – Chaves e Valpaços-Mirandela, o incremento de energias alternativas, como a energia eólica, nas Serras da Padrela e da Senta Comba, o desabrochar duma politica de turismo e medidas tendentes a combater a desertificação, como seja a oferta de lotes públicos de terreno para construção a baixos preços deveriam ser, propostas a avançar rapidamente.

Aguardemos, com esperança, o que nos reserva o futuro próximo, face a  esta nova composição de forças, que pode vir a  gerar dinâmicas muito positivas.

 

José Manuel Mourão

Fonte: semanário transmontano



publicado por AJREIS às 10:36
Noticias relacionadas com o concelho de Valpaços.
Visitantes
free counters
links
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
31


pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Minha família e de origem italiana: CONSIDERA, e ...
Este grande senhor foi adorado por uns e detestado...
`´E com imensa tristeza que vejo estas noticias,.....
Eu sou votante e simpatizante do PS, contudo quero...
Quero entender, mas não consigo...Só eu gostava t...
olha o meu vovo flores, sardinheiro, burrikeiro,, ...
Acho muito mal a postura da Sta Casa, uma vez que ...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO