Segunda-feira, 13 de Julho de 2009

O Ministério das Obras Públicas lançou hoje o o Concurso Público Internacional das Redes de Nova Geração (RNG) para as zonas rurais do Norte, com o apoio da União Europeia.

Depois de ter lançado outros dois concursos para abastecer as zonas do centro, do Alentejo e do Algarve, hoje foi a vez de ser lançado um concurso com vista a dotar de fibra optica 44 concelhos da região Norte do país, num programa que conta com fundos atribuídos pela União Europeia.

Numa nota divulgada pelo Governo destaca-se o facto de Portugal ser o primeiro país da União Europeia a avançar com esta medida - a de investir em redes de nova geração em zonas rurais - e que tem o intuito de afastar a possibilidade de os investodores privados não se sentirem atraídos a investir em zonas de pouca densidade populacional.

O programa de Redes de Nova Geração lançado pelo Governo pretende "promover a adopção massificada de acessos de elevado débito à Internet e desenvolvimento de aplicações avançadas, com vista à ligação de 1 milhão de utilizadores até 2010", ligar "toda a rede pública de hospitais e de centros de saúde, instituições públicas do ensino superior e politécnico e redes públicas de museus e bibliotecas até ao fim de 2009" e ainda ligar "todas as escolas do ensino básico e secundário e de todos os serviços públicos de justiça até 2010".

Com o programa de acesso às zonas rurais serão 140 os concelhos do país. Falta ainda lançar concurso para as regiões autónomas da madeira e dos Açores.

Através do Concurso apresentado hoje, serão abrangidos os Concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Terras de Bouro, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Vinhais, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Baião, Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Vila Nova de Cerveira, Boticas, Montalegre, Murça, Valpaços, Alijó, Mesão Frio, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Armamar, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Cinfães e Resende.

12.07.2009 - 18h52 PÚBLICO

ajreis

 



publicado por AJREIS às 09:19
Noticias relacionadas com o concelho de Valpaços.
Visitantes
free counters
links
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
18

19
20
21
22
24
25

26
27
28
29
30


pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Minha família e de origem italiana: CONSIDERA, e ...
Este grande senhor foi adorado por uns e detestado...
`´E com imensa tristeza que vejo estas noticias,.....
Eu sou votante e simpatizante do PS, contudo quero...
Quero entender, mas não consigo...Só eu gostava t...
olha o meu vovo flores, sardinheiro, burrikeiro,, ...
Acho muito mal a postura da Sta Casa, uma vez que ...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO